terça-feira, 2 de outubro de 2012

Chico Mendes


Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido por Chico Mendes, foi seringueiro, activista brasileiro, que lutou e morreu pela preservação da Amazónia. Ainda criança, começou na profissão de seringueiro acompanhando seu pai nas incursões pela floresta, só aprendeu a ler aos 20 anos, na maioria dos seringais não haviam escolas, nem os proprietários tinham qualquer vontade de as criar.

     Iniciou a vida de sindicalista no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Participou activamente nas lutas dos seringueiros para impedir a destruição da floresta, os seringueiros protegiam as árvores com o seu próprio corpo. Organizou várias acções de luta em defesa da posse da terra pelos habitantes nativos.

      Em 1977 recebeu as primeiras ameaças de morte, por parte dos fazendeiros.

      Em 1979 foi preso e torturado.

      Acusado de incitar posseiros à violência, foi julgado em tribunal militar, mas absolvido por falta de provas.

      Liderou a 1º encontro nacional dos seringueiros, durante o qual foi criado o Conselho Nacional dos Seringueiros, CNS que se tornou a principal referência da classe, sob sua liderança a luta dos seringueiros pela preservação do seu modo de vida adquiriu grande reputação nacional e internacional. A proposta União dos Povos da Floresta em defesa da floresta amazónica busca unir os interesses dos indígenas, seringueiros, castanheiros, pequenos pescadores e populações ribeirinhas, através da criação de reservas extractivas, essas reservas preservam as áreas indígenas e a floresta. Alem de ser um instrumento de reforma agrária desejada pelos seringueiros.

      Em 1987 Chico Mendes recebeu a visita de membros da ONU, em Xapuri, que puderam ver de perto a devastação da floresta e a expulsão dos seringueiros causada por projectos financiados por bancos internacionais, dois meses depois leva estas denúncias ao senado dos EUA e à reunião do banco financiador, os financiamentos desses projectos foram suspensos. Chico Mendes é acusado pelos fazendeiros e políticos locais de prejudicar o progresso (o habitual), alguns meses depois Mendes recebe vários prémios internacionais, destacando-se o Global 500, oferecido pela ONU, pela luta em defesa do ambiente.

      Ameaçado de morte, Mendes percorre o Brasil participando em seminários, palestras e congressos, onde denuncia a acção predatória contra a floresta e as violações dos fazendeiros contra os trabalhadores da região.
     Em 22 de Dezembro de 1988 aos 44 anos, Chico Mendes é assassinado em sua casa com vários tiros no peito, Chico tinha anunciado que seria morto, pediu protecção, mas as autoridades e a imprensa não deram qualquer importância.

      Em 19989 o ex beatle Paul MacCartney, lança o disco Flowers In The Dirt, onde lhe dedica a canção How Many People.

      Em 1989, Simone canta Louvor a Chico Mendes.

      Em 1994 Warner Bros, lança “Amazónia em Chamas” Onde Raul Juliá, representa Chico Mendes.

      Em 2007 uma mini serie da Globo apresenta Amazónia de Galver a Chico Mendes.

      Em resultado da luta de Chico Mendes, o Brasil tinha em 2006, 43 reservas extractivas (RESEX) que abrangia 8, 6 milhões de hectares e abrigavam 40 mil famílias.

     Em 1989 o Grupo Tortura Nunca Mais, uma ONG brasileira de direitos humanos, criou o prémio, Chico Mendes de Resistência, uma homenagem a todas as pessoas ou grupos que lutam pelos direitos humanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário