sábado, 8 de setembro de 2012

Inteligência emocional



                            Inteligência emocional

Todos nós temos misturados QI e inteligência emocional em diversos graus. Mas oferecem-nos uma uma visão instintiva daquilo com que cada uma dessas dimensões  contribui separadamente para as capacidades da pessoa, na medida em que toda a gente  possui simultâneamente inteligência cognitiva e inteligência emocional
Estes dois retratos fundem-se, no entanto das duas, inteligência emocional é aquela que mais contribui para as qualidades que nos tornam plenamente humanos.
AUTOCONSCIÊNCIA, significa ter consciência tanto do nosso estado de espírito  como dos nossos pensamentos a respeito desse estado de espírito.
Os pensamentos típicos que denunciam a AUTOCONSCIÊNCIA EMOCIONAL incluem " não deveria sentir-me assim ", " estou a pensar em coisas agradáveis para me animar" e, um  tipo de consciência mais restrita, o fugidio pensamento "não penses nisso" como reacção a qualquer coisas altamente perturbadora.
Embora haja uma diferença lógica entre ter consciência dos sentimentos  e agir no sentido de alterá-los , para todos os efeitos, as duas coisas anda geralmente juntas;
conhecer um estado de espírito negativo é todavia  querer ver-se  livre dele. Este reconhecimento é , todavia diferente dos esforços que fazemos para nos impedirmos de agir sob a influência de IMPULSOS EMOCIONAIS.
Ao dizermos "pára com isso" a uma criança cuja IRA a levou a agredir um companheiro de brincadeira, podemos impedir a agressão, mas não eliminar a EMOÇÃO que a provocou, Os pensamentos da criança continuam fixos naquilo que desenvolveu a FÚRIA.
- "mas roubou-me o brinquedo" - e a IRA continua lá , autoconsciência tem um efeito mais poderoso sobre sensações fortes , de aversão: a admissão "é RAIVA que estou a sentir" proporciona um maior grau de liberdade - não apenas a opção de não agir levado por esse sentimento, mas a opção adicional de tentar livra-se dele.
- AUTOCONSCIENTES, conscientes dos seus estados de espírito à medida que eles ocorrem , estas pessoas têm compeensivelmente alguma sofisticação nas vidas emocionais . A clareza com que analisamos as  suas próprias emoçõespode sublinhar outros tipos  de personalidade : são ,AUTO NORMAS E SEGURAS DOS SEUS PRÓPRIOS LIMITES , têm uma boa saúde psicológica e tendem a encarar a vida de uma maneira positiva.Quando num estado de espírito negativo ficam obcadas e são capazes de libertar-la rapidamente dele, em resumo ,a sua capacidade de estar atentas ajuda-as a controlar as EMOÇÕES.
IMERSAS - São pessoas que se deixam frequentemente avassalar pelas EMOÇÕES
 e são incapazes de escapar-lhe, como se os seus estados de espírito assumissem o comando. São instáveis e muito conscientes dos seus sentimentos de modo que se perdem nele  em vez de manterem alguma expectativa, em consciência disso, pouco fazem para tentar escapar ao estado de espírito negativo, sentindo que não têm controlo sobre a sua vida EMOCIONAL , sente-se frequentemente submersas e EMOCIONALMENTE descontroladas.
ACEITANTES - Embora estas pessoas estejam com frequência declaradamente conscientes daquilo que sentem, têm também tendência para aceitar os estados de espírito tais como lhes vêem e nada fazem para modificá-los.
Parece haver dois ramos de tipo conscientes: aqueles que estão normalmente bem-dispostos e não sentem por isso necessidades de mudar ., e aqueles que , apesar de  verem claramente o que  está acontecer-lhes , caem frequentemente em estados de espírito negativos mas nada fazer para controlá-los, aceitando-os passivamente .
 -padrão que se encontra, por exemplo, entre  pessoas deprimidas que se resignam ao seu DESESPERO.

(Desconhecido)

Sem comentários:

Enviar um comentário